Fenalegis

 

 

A FENALEGIS é a Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais. Tem o importante papel de construir uma unidade destas categorias no país e representá-las publicamente.


Por muito tempo servidores públicos estiveram desorganizados. É ainda recente a luta por mobilizar, criar afinidade entre os interesses e buscar a formalização de entidades que possam nos planos legais e institucionais revindicar melhorias.

Um dos desafios é o extenso território brasileiro e a existência de mais de 5750 municípios no país. Enquanto algumas situações, conversas e debates acontecem muito rapidamente nas principais capitais, em outras cidades tudo ainda é incipiente. E apenas a existência de representatividade primeiro em âmbito municipal poderá ser a base de fortalecimento em âmbito nacional.

Estamos falando de uma categoria – os servidores do poder legislativo municipal – volumosa e presente em onde haja poder público no Brasil. As câmaras municipais apresentam portas abertas para a cidadania, o exercício da democracia, o mais claro sinal de inclusão para a população local ser ouvida e os servidores são os responsáveis por manter esta estrutura funcionando e dentro de parâmetros elevados.

Por isso a FENALEGIS tem um importante objetivo em sua trajetória: ajudar a fortalecer a representatividade dos servidores dos legislativos municipais e dos tribunais de contas municipais. Oferecer conhecimento, capacitação e gerar informação e conteúdo é um primeiro passo indispensável. O outro é trabalhar pela construção de canais de comunicação e eventos onde as distâncias geográficas possam ser amenizadas e manter juntos os servidores.

Qualificar o processo de representatividade tornará a categoria relevante dentro do papel político do Estado brasileiro. Tanto para obter melhorias funcionais, como também para contribuir sendo ouvida nos processos de aperfeiçoamento da gestão pública.

 

DIRETORIA