Notícias

Iniciativa mostra  quais Casas Legislativas adotaram o  plenário virtual durante Covid-19

A Bússola Tech lançou uma plataforma que mapeia e mostra ao cidadão quais Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional estão usando plenário virtual durante a Covid-19

 

A Bússola Tech, a empresa que funciona como a ponte que conecta as Casas Legislativas à inovação e o cidadão às Casas inovadoras, lança a plataforma digital e aberta que busca mostrar interativamente  à sociedade civil as Casas Legislativas que estão usando plenário virtual para manter as atividades legislativas em contexto da Covid-19 e da recomendação das autoridades sanitárias para manter o isolamento social.

 

A plataforma, que foi nomeada de "Observatório LegisTech", ajudará o cidadão a exercer a sua cidadania neste momento de crise, já que permite que o mesmo rapidamente consiga consultar e visualizar os plenários e suas gravações.

 

A iniciativa da Bússola Tech conta com a parceria do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, com a Fenalegis - Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais do Brasil, Sindilegis e swissnex Brazil.

 

As soluções encontradas pelas Casas expostas na plataforma, variam desde a implementação de sistemas robustos que garantem o processo legislativo e padrões mínimos de transparência e de segurança, assim como o uso de soluções comerciais, que se bem adaptadas, podem servir com o mínimo necessário para a manutenção das atividades. Dentro da plataforma, o cidadão pode encontrar as interfaces disponibilizadas pelas próprias Casas Legislativas para acompanhar as sessões online, a agenda de deliberação, assim como breve descrição de como o projeto foi desenvolvido.

 

O Observatório LegisTech busca mostrar que o exercício da cidadania pode ser adaptado para o acompanhamento online das atividades legislativas, assim como as Casas Legislativas podem incrementar as soluções oferecidas em caráter emergencial, achatando a curva de possíveis desvios decorrentes de uma cidadania que não estivesse vigilante às atividades públicas.

 

Até o dia 05 de Maio, o Observatório LegisTech da Bússola Tech, já mapeou automaticamente 82 Casas Legislativas brasileiras usando plenário virtual, sendo as duas Casas do Congresso Nacional, 21 Assembleias Estaduais, e 59 Câmaras Municipais. A plataforma continuará disponível enquanto durar a crise e pretende publicizar as Casas Legislativas que estão implementando este tipo de metodologia para que haja uma expansão no número de Câmaras Municipais com plenário virtual, seguindo padrões mínimos de transparência.

 

Ao final do ano de 2020, a Bússola Tech promoverá uma premiação para todas as Casas Legislativas que implementarem soluções de plenário virtual no contexto da Covid-19, além de contemplar os melhores projetos.

 

Para o idealizador da plataforma, fundador da Bússola Tech, Luis Kimaid, a tecnologia pode ser uma aliada importante neste momento de crise, para repensar o modelo de cidadania e deliberação desejado para o pós-crise.  “Um problema potencializado pelas tecnologias do século XXI, como a contaminação da Covid-19, exige uma resposta que use ferramentas e métodos do século XXI. Um quebra-cabeça ainda mais complexo para o processo legislativo e para a construção de consenso, ao qual algumas casas veem os resultados de anos de investimentos e testes na rápida implementação de soluções virtuais”, enfatiza Kimaid.

 

Semanalmente, servidores e especialistas do Brasil e do Mundo estão participando de webinários, elaborados pela Bússola Tech, e dentro do projeto do Observatório LegisTech, destinados aos servidores públicos das Casas Legislativas para que inspirem-se a implementar ou aprimorar soluções de plenário virtual para a manutenção das atividades.

 

Já participaram de webinários: Luis Kimaid da Bússola Tech, Luiz Fernando Bandeira de Mello, Secretário Geral da Mesa do Senado Federal, Soufiane Ben Moussa, Diretor de Tecnologia do Parlamento Canadense, Patrícia de Almeida, Coordenadora de inovação da Câmara dos Deputados, Victor Araújo, pesquisador da Universidade de Zurique na Suíça, Natalí Casanova, diretora do Parlamericas, Nazaré Lins, Procuradora Chefe da Câmara Municipal de São Paulo, dentre outros.

 

Todo o conteúdo da plataforma e dos webinários são disponibilizados de forma gratuita para todas as Casas Legislativas do Brasil. Ao final, tem-se como objetivo atingir ao menos 5.000 servidores do Legislativo e 200 mil cidadãos.

 

 

Serviço:

Projeto: Observatório LegisTech

Local: https://observatoriolegistech.bussola-tech.co/

Contatos:

Sarah Fernn | sarah.fernn@bussola-tech.co +55 11 96642-4869