Notícias

 

 

 Fenalegis participa do evento "Enfrentamento das Desiguldades de Gênero no Serviço Público"
 
Evento teve edições em Brasília e em São Paulo e teve como objetivo promover o debate e propor mudanças reais.

_____________________________________________

 

 

 

Confira como foi o I Fórum Fenalegis
 
Evento ocorreu no dia 28 de novembro na Câmara Municipal de Guarulhos (SP). Veja fotos clicando no botão abaixo.

_____________________________________________

 

 

 

Convocação para Assembleia Geral Extraordinária na
CM de Guaratinguetá (SP)
 
Reunião ocorrerá no dia 8 de dezembro no auditório da própria câmara. Participe!

 

_____________________________________________

 

 

 

Artigo: Data Base dos Legislativos deve ser independente 
 
Nesse texto, o professor de Direito Público e especialisra em Direitos da Cidadania e Direito Processual Civil, Marcos Antonio, faz uma reflexão sobre o tema.

 

_____________________________________________

 

 

 

Confira o resumo de como foi o 1º trimestre de 2023
 
Veja a palavra do presidente Eduardo Carrion sobre o 1º triemestre de 2023 e conheça a
nova parceria para filiados Fenalegis.

_____________________________________________

 

 

 

Fenalegis realiza AGE na
Câmara de Guarulhos (SP)
 

Servidores poderão debater pauta de reivindicações para o período de abril de 2023 a fevereiro de 2024. Veja mais detalhes clicando no botão abaixo.

_____________________________________________

 

 
Fenalegis e SulAmérica firmam parceria para Seguro de Vida 
 

A nova parceria oferece condições especiais na contratação do Seguro de Vida Fácil SulAmérica, além de outros benefícios. Clique e confira.

_____________________________________________

 

Assembleia Extraordinária na CM de Guaratinguetá (SP)

 

No dia 10 de fevereiro, às 11h, a Fenalegis estará na cidade do interior paulista para tratar da pauta de reivindicações dos servidores da Casa. Confira a convocação oficial.

_____________________________________________

 

Fenalegis e CM de Birigui realizam congresso para
fortalecer legislativos municipais

 

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 a cidade de Birigui, no interior de São Paulo, vai sediar o IV Congresso da Fenalegis, entidade que representa servidores públicos das 5.569 Câmaras Municipais do Brasil. A iniciativa é da própria entidade e conta com o apoio da Câmara Municipal de Birigui.

 

_____________________________________________

 

A importância da representação Sindical
 

As entidades sindicais que ajudaram a aglutinar os trabalhadores para as conquistas dos direitos trabalhistas, hoje são alvos de ataques e campanhas para desacreditá-los em nome de um individualismo que só serve para corroer ainda mais os direitos existentes e impedir de se avançar para a conquista de um maior bem-estar para toda a população. 

_____________________________________________

 

Entendendo a Nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos
 

E será que existia mesmo a necessidade de uma nova lei para tratar das licitações? A lei foi criada com o objetivo de preencher lacunas que existiam na legislação, além de consolidar entendimentos que já vinham sendo aplicados por meio de precedentes. Além disso, buscou-se preservar princípios que devem nortear o ordenamento jurídico, sejam eles a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público, transparência, competitividade e economicidade.

_____________________________________________

 

VII Congresso Nacional Conacate - O Brasil que Queremos
 

"Com temas extremamente pertinentes aos servidores públicos como as últimas mudanças na legislação, a essencialidade do serviço público e a necessária representatividade dos mesmos nas casas legislativas, o Congresso da Conacate também abrangeu o tema da corrupção, da dívida pública e da educação. Parabéns à Conacate por nos proporcionar momentos de tanta riqueza intelectual”, afirma o presidente, Eduardo Carrion.

_____________________________________________

 

Mensagem do Presidente
 

Após dois anos de muitos desafios de uma pandemia que impactou o mundo, ainda cansados, recuperando o fôlego das perdas humanas e financeiras que a Covid-19 nos impôs, nos vemos diante de grandes lutas como o debate da data base, a criação de comissão paritária de negociação (um apoio legitimo aos servidores junto a Mesa Diretora), a ampliação do projeto do Representante da CÂMARA MUNICIPAL junto à FENALEGIS e os cursos e palestras para valorização e aperfeiçoamento dos servidores, parlamentares e cidadãos.

 

Eu, Eduardo Carrion, atual presidente da FENALEGIS, dou boas-vindas a todas e todos os membros da nova diretoria nessa empreitada que é fortalecer e proteger os direitos dos servidores públicos dos Legislativos Municipais do Brasil, apoiar o movimento sindical, promover o debate democrático com as Mesas diretoras e ampliar a comunicação com a população.

 

Dirijo-me também, principalmente, a todas e todos servidores para que conheçam a FENALEGIS - Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais, pronta a colaborar e trabalhar para um Legislativo mais forte e participativo.

 

Sigamos juntos e juntas contando com a FENALEGIS sempre!

 


Eduardo Carrion
Presidente da Fenalegis 2022-2025

_____________________________________________

 

FENALEGIS
ELEIÇÕES QUADRIÊNIO 2022 A 2025
 
Atualizado 16/02/2022

 

A Assembleia Geral Extraordinária para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal será realizada dia 21 de fevereiro de 2022, a partir das 8:00h.

 

Consoante o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), artigo 524, “a” e § 1º, a eleição será realizada por escrutínio secreto, durante 6 (seis) horas contínuas, em processo eletrônico pela plataforma HELIOS.

_____________________________________________

 

Novo prazo para receber a correção que não foi aplicada no FGTS, 
não perca tempo e nem dinheiro
 

O julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADI 5090) que tem como objetivo revisar e redefinir uma nova correção monetária sobre os valores depositados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores.

O Banco Central fixou em 1999 a Taxa Referencial (TR) como índice de correção dos valores depositados no FGTS e que vem gerando diversos prejuízos acumulados aos trabalhadores desde então, rendendo menos que a própria inflação e ocasionando um acumulado de perdas milionário.

_____________________________________________

 

Data base dos Legislativos deve ser independente
 

A Carta de 1988, no artigo 2º, estabelece regra própria do regime democrático: a separação dos poderes. A extensão dessa autonomia é o motor da presente reflexão, haja vista necessário reconhecer adequadamente a dimensão intestina de atribuições de gestão administrativa quanto a organização interna e manejo dos recursos humanos, materiais e orçamentários para prestar seus relevantes serviços públicos.

_____________________________________________

 

Que 2022 seja de lutas e conquistas em prol dos servidores
 

Em 2021 lutamos bravamente para enfrentar a guerra contra a PEC 32, da reforma administrativa. Não nos deixamos abater pelas ameaças e, devido ao nosso trabalho de conscientização e mobilização, conseguimos barrar essa proposta de desmonte do Estado.

 

Em 2022, a Fenalegis continuará junto a você na busca pelo fortalecimento dos legislativos municipais e seus servidores, na defesa dos direitos e no aprimoramento do servidor. .

_____________________________________________

 

CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
 

No dia 29 de novembro de 2021, por videoconferência  às 14h00min em 1ª. Convocação e às 15h00min em 2ª. e última convocação.

_____________________________________________

 

Entidades enviam Carta Aberta ao STF para pedir que Ministros não aprovem o "Orçamento Secreto"
 

Em grande união, entidades da Iniciativa Privada e do Setor Público, representando milhões de brasileiros, enviam Carta Aberta ao STF para pedir que não aprovem o tal “Orçamento Secreto”, que facilita a corrupção. Os Ministros têm até amanhã para decidir sobre a ação.

Até o momento, votaram com a relatora Rosa Weber, pela suspensão dos repasses secretos e a favor da Transparência, os Ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Carmen Lúcia.

_____________________________________________

 

A revisão do FGTS e o servidor do poder legislativo brasileiro

 

O FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) é um direito de todo trabalhador pelo regime da CLT (“carteira assinada”) para que tenha uma reserva financeira em caso de demissão e outros momentos delicados da vida do cidadão.
Porém, em 1999, houve uma alteração na forma de cálculo da correção monetária, isto é, da atualização dos valores para acompanharem a inflação, a manutenção do poder de compra do dinheiro.

_____________________________________________

 

A possibilidade de derrotar a “reforma administrativa” é real

 

O observatório criado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público para acompanhamento das intenções de voto de deputados e senadores em relação à PEC 32/20, atualizado até terça-feira, 28 de setembro, mostra a possibilidade real de derrota definitiva da PEC 32/20, apelidada de reforma administrativa, na Câmara dos Deputados.

_____________________________________________

 

Servidor público aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social deve deixar o cargo

 

A cumulação de proventos e vencimentos somente é permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos cumuláveis

 

Servidor, você sabia que uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal-STF determina que os servidores públicos titulares de cargo efetivo, que se aposentam pelo Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, devem deixar o cargo? Isso porque, a aposentadoria é considerada uma causa de vacância no cargo.

_____________________________________________

 

As novas regras aplicáveis às Licitações e Contratos Públicos

 

A Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) foi, enfim, sancionada pelo Presidente da República e revogou a antiga Lei nº 8.666/93, a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/02) e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações (Lei nº 12.462/11), conforme expresso no artigo 2º, aplicável a: a) alienação e concessão de direito real de uso de bens; b) compra, inclusive por encomenda; c) locação; d) concessão e permissão de uso de bens públicos; e) prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados; f) obras e serviços de arquitetura e engenharia; g) contratações de tecnologia da informação e de comunicação. .

_____________________________________________

 

Entidades articulam audiências públicas para debater a reforma administrativa e mostrar riscos da PEC 32

 

Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas participam de articulação nacional para conscientizar população e servidores sobre os perigos contidos na PEC 32, a da reforma administrativa. Segundo parlamentares, a proposta fere direitos adquiridos e representa um risco para o Estado Brasileiro.

_____________________________________________

 

Sobre o estabelecimento do teto remuneratório nos municípios

 

Conforme art. 37, inc. XI da CF, os proventos dos servidores públicos “...não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito...”. Isso a princípio nos levaria a deduzir que o teto dos servidores municipais seria o subsídio do prefeito, seja ele do executivo ou legislativo.

_____________________________________________

 

Ampliar a pressão e derrotar o desmonte do Estado

 

A Proposta de Emenda Constitucional PEC 32/20, que o Governo chama de “Reforma Administrativa” (e nós, Servidores Públicos, denominamos carinhosamente de PEC da rachadinha) foi objeto de audiências públicas na CCJ da Câmara dos Deputados, teve sua admissibilidade aprovada no dia 25 de maio, por placar de 39 votos favoráveis e 26 votos contra. Ufa! Já houve resultados mais largos. Na (contra) reforma da previdência foram 48 favoráveis.

_____________________________________________

 

Análise de admissibilidade, perante a CCJC, sobre a PEC 32

 

Apresentamos nesta Nota, insumos e fundamentos para eventual voto em separado, no qual se analisa os limites do poder constituinte de reforma, o estado de exceção decorrente das restrições fáticas ao direito de reunião e manifestação diante do contexto da pandemia, a necessidade de interpretação ampla do conceito de cláusulas pétreas, os direitos sociais como dever de realização do estado e o direito fundamental à boa Administração Pública, do qual a estabilidade se faz necessária, com objetivo de demonstrar a inconstitucionalidade da Proposta e os motivos para a sua rejeição.

_____________________________________________

 

PEC da Reforma Administrativa ou o desmonte do serviço público

 

O Congresso Nacional brasileiro tem em pauta, neste ano, além das inúmeras propostas envolvendo o combate à pandemia da Covid-19, uma de muito relevo para toda a sociedade brasileira, embora seja percebida mais por alguns (o funcionalismo público) do que por outros (os trabalhadores e a população em geral).

_____________________________________________

 

A internacionalização das cidades é a solução para o Brasil pós-pandemia?

 

Vivemos algo impensável na história recente da humanidade, tempos conturbados, movidos por incertezas, imprevistos, insegurança, crises financeiras, prejuízos, perdas de planejamento e caos; observam-se, também, mudanças importantes na gestão e novas possibilidades de desenvolvimento, que, antes, talvez, não eram vislumbradas, pela comodidade que existia no âmbito econômico, social e comercial, e que podem contribuir para uma recuperação mais rápida do Brasil.

_____________________________________________

 

Como as audiências públicas podem ajudar na Reforma Administrativa.

 

Por que é importante realizar audiências públicas?

Realizar audiências públicas nas câmaras municipais se mostra essencial. É hora de informar e alinhar esforços para que a PEC 32/2020, da reforma administrativa, não seja aprovada assim sem o menor debate com os servidores públicos e com a população.

Saiba mais e assista a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Aguaí.

_____________________________________________

 

Servidores das Câmaras podem influir no curso da 
Reforma Administrativa por Audiências Publicas, veja aqui.

 

Projetos de Emenda Constitucional sem uma ponderação serena e ampla, acabam mal resolvidos.  Imagine então, quando irão afetar profundamente a vida dos 220 milhões de brasileiros e não estamos nem sabendo? O protagonismo necessário das Câmaras Municipais.

 

Pois estão em discussão no Congresso Nacional três temas dessa magnitude: Reforma Tributária, Reforma Administrativa (PEC 32) e a SUG - Sugestão Legislativa 22/2020.

_____________________________________________

 

PEC 186 - EFEITOS PARA O SERVIÇO PÚBLICO

 

É preciso fazer um último alerta. A nossa Constituição permanece em risco. 

O serviço público profissional, essencial ao conceito de República e à concretização dos direitos fundamentais e sociais, está em risco de morte.

_____________________________________________

 

PEC 32 é enviada para CCJ e põe em risco o serviço público brasileiro

 

Conacate entra como Amicus curiae em mandado de segurança contra PEC da reforma Administrativa. Saiba as principais mudanças que a PEC da reforma Administrativa propõe.

_____________________________________________

 

Fenalegis é filiada a Conacate

 

A Conacate tem atuado constantemente na questão da reforma administrativa e em outras frentes para defender os direitos dos servidores públicos. Conheça algumas das atividades.

_____________________________________________

 

Momento de união e alinhamento.
Fortaleça a FENALEGIS, faça sua filiação.

 

Sabemos que as mudanças que estão propondo colocam em risco a soberania nacional e o atendimento daqueles que mais precisam do Estado. Não podemos nos enfraquecer. 

Se você tem interesse em contribuir na manutenção dessas ações ativas de proteção ao servidor e ao serviço público, fortaleça a FENALEGIS, faça sua filiação.

_____________________________________________

 

PEC 32 – Um crime de Lesa-Pátria

 

Estamos passando por uma pandemia terrível, com reflexos cruéis para a população brasileira, sob vários aspectos, em especial na questão da saúde, que só não te tornou mais grave por conta da existência do SUS, não por conta do mercado.

O Serviço Público só tem a ganhar com a diversidade

 

Atualmente, a representatividade da população brasileira no poder público não corresponde à realidade da população brasileira que tem mais de 50% de pessoas negras em sua composição. 

_____________________________________________

 

Dupla nacionalidade é sua maior herança

 

Em 15 anos, 170 mil brasileiros obtiveram nacionalidade europeia. Isto porque a Constituição Federal do Brasil prevê a possibilidade de o brasileiro ter dupla ou múltiplas nacionalidades, também conhecidas popularmente como cidadanias. 

_____________________________________________

 

Tribunal de Contas, essencial, para o Município de São Paulo

 

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi criado pela lei municipal 7213 de 1968 e sua sessão plenária inaugural aconteceu em 16 de janeiro de 1969. 

Como um órgão independente e autônomo, fiscaliza um dos maiores orçamentos do Brasil, o da cidade de São Paulo. Para cumprir seu papel, acompanha de modo preventivo e concomitante a realização das despesas da Prefeitura, responsável por administrar uma cidade cuja população é de cerca de 13 milhões de pessoas.

_____________________________________________

 

Parlamento, Sociedade e Servidor

 

O parlamento é a Casa do Povo, e ao povo, cabe eleger, vigiar e acompanhar as atividades parlamentares, este é um princípio inarredável da cidadania. É a Câmara, a fiel depositária dos anseios da sociedade que clama por melhorias dos serviços públicos e que busca elevar sua qualidade da vida, e são os vereadores eleitos, os responsáveis por votar leis, fiscalizar o governo e a aplicação dos recursos no município.

_____________________________________________

 

Licitações e as Câmaras Municipais

 

As Câmaras Municipais têm importantes papeis a exercer quando estamos falando de licitações públicas. E esses papéis podem ser claramente divididos em duas frentes bem distintas: quando a própria Câmara Municipal esta contratando bens e serviços para seu necessário e adequado funcionamento e quando a Câmara Municipal esta exercendo seu papel constitucional de legislar e fiscalizar os processos licitatórios exercidos por outras instituições públicas existentes na administração municipal.

_____________________________________________

 

O relacionamento entre o Ministério Público e o Poder Legislativo

 

O relacionamento entre as instituições é formal e cordial, mas entre os membros, por vezes, é estressante. De certa forma, isso é inevitável em alguns casos, posto que o Ministério Público exerce um papel importante de fiscalização dos bens e rendas públicas, e muitos atos de gestão podem ser objeto desta fiscalização.

_____________________________________________

 

Legislativo do Futuro

 

O ano eleitoral de 2020 trouxe um cenário inédito para os candidatos a vereador de todas as cidades do Brasil: fazer campanha sem sair às ruas, sem fazer comício, sem corpo a corpo, sem olho no olho. Sim, o isolamento social mudou a forma de o político interagir com o cidadão, de sentir suas demandas e de projetar a seu lado uma cidade melhor. O isolamento social trouxe como subproduto um mundo ainda mais digital, e o Legislativo em todos os níveis – federal,  estadual e local – vivencia um  momento de rápida e profunda transformação.

_____________________________________________

 

A CRISE DA PREVIDÊNCIA - O FIM DO INSS?

 

A crise se resolve com melhorias na gestão, crescimento econômico, valorização do seguro social  e sobretudo,  com  autonomia  ao  INSS


O Ministério da Economia  informou ao Conselho Nacional de Previdência que a Proposta Orçamentária para 2021, prevê  cortes que atingirão o INSS e colocam em xeque a execução da própria política de Previdência e que  reduzem pela metade o orçamento da DATAPREV.

_____________________________________________

 

A importância da Taquigrafia nos Poderes

 

Você deve estar a se perguntar: o que é Taquigrafia? Convencionou-se dizer que a Taquigrafia é “A arte de escrever tão rápido quanto se fala.”. Taquigrafia é um termo geral que define um sistema gráfico de sinais abreviados ou simbólicos de escrita que permite melhorar a velocidade da escrita. Desse modo, utilizando qualquer método taquigráfico é possível registrar informações a uma velocidade mais elevada que a da escrita comum.

_____________________________________________

 

A OUVIDORIA e a CÂMARA MUNICIPAL de SÃO PAULO

 

A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo foi a 1ª Ouvidoria Parlamentar da América Latina, criada pela Lei 15.507/11 em 13 de dezembro de 2011 e por ter sido um exemplo de sucesso, incentivou e orientou várias Câmaras Parlamentares a serem criadas.

_____________________________________________

 

Brasil: um laboratório de tecnologia aplicada ao legislativo

 

Em tempos de pandemia, o parlamento não pode parar. Sob este estandarte, o Senado brasileiro, concomitantemente com a Câmara dos Deputados, mobilizou em apenas 7 dias corridos o desenvolvimento de uma nova forma de pensar legislativo, o plenário virtual.

_____________________________________________

 

Escolas do Legislativo:
A importância para vereadores, funcionários e sociedade.

 

As Escolas do Legislativo são Escolas de Governo presente no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Nas Câmaras é um fenômeno recente, existem aproximadamente 200 Escolas no país, sendo 61 no Estado de São Paulo, ainda é número muito pequeno, porém o movimento vem ganhando força, sofrendo uma breve interrupção dado ao covid 19, que paralisou muitas das atividades legislativas.

_____________________________________________

 

Iniciativa mostra quais Casas Legislativas adotaram o plenário virtual durante Covid-19

 

A Bússola Tech lançou uma plataforma que mapeia e mostra ao cidadão quais Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional estão usando plenário virtual durante a Covid-19

 

A Bússola Tech, a empresa que funciona como a ponte que conecta as Casas Legislativas à inovação e o cidadão às Casas inovadoras, lança a plataforma digital e aberta que busca mostrar interativamente  à sociedade civil as Casas Legislativas que estão usando plenário virtual para manter as atividades legislativas em contexto da Covid-19 e da recomendação das autoridades sanitárias para manter o isolamento social.

_____________________________________________

 

O papel do servidor em um parlamento digital

 

Ainda em trâmite no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 6-2019, de que trata a Reforma da Previdência, caminha a passos largos no Senado Federal e, nesta janela de tempo, milhares de servidores públicos buscam se aposentar às pressas para não entrarem nas regras de transição da “nova Previdência”.

 

No texto já aprovado pela Câmara dos Deputados e em trâmite no Senado Federal ficaram de fora os Estados e Municípios, ou seja, os servidores públicos Estaduais e Municipais cujo ente possui Regime Próprio de Previdência Social - RPPS não serão afetados, até então, pelas novas regras de concessão de aposentadorias e pensões.

_____________________________________________

 

A influência social e econômica do servidor público

 

A crise da pandemia da Covid-19 levantou a discussão sobre quais atividades são essenciais e precisam ser mantidas durante este período. O pleno exercício da democracia e da atividade parlamentar são essenciais, não apenas em tempos de normalidade, mas também em crises como vivemos com a Covid-19. A deliberação sobre as soluções representativas na resposta à crise, assim como a sua fiscalização são fundamentais.

 

A humanidade está em uma constante evolução na forma como exerce-se a cidadania. O aumento do acesso à tecnologias de comunicação e informação tornaram as distâncias irrelevantes e possibilitam o exercício de uma cidadania digital.

_____________________________________________

 

Reflexos da Reforma da Previdência para os Servidores Públicos
 

Ainda em trâmite no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 6-2019, de que trata a Reforma da Previdência, caminha a passos largos no Senado Federal e, nesta janela de tempo, milhares de servidores públicos buscam se aposentar às pressas para não entrarem nas regras de transição da “nova Previdência”.

 

No texto já aprovado pela Câmara dos Deputados e em trâmite no Senado Federal ficaram de fora os Estados e Municípios, ou seja, os servidores públicos Estaduais e Municipais cujo ente possui Regime Próprio de Previdência Social - RPPS não serão afetados, até então, pelas novas regras de concessão de aposentadorias e pensões.

_____________________________________________

 

Frente Parlamentar Mista
pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais
Frente_9.jpeg

O Lançamento Nacional da Frente Parlamentar Mista pelo
Fortalecimento dos Legislativos Municipais
aconteceu no dia
22 de agosto de 2019, na Câmara dos Deputados – Brasília.

Palestra “Impactos da Reforma Tributária para os
Municípios e cidadãos”

 

Assista: https://www.youtube.com/playlist

 

frenteparlamentar.fenalegis.org.br/Frente/